quarta-feira, 4 de abril de 2012

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 1º ENCONTRO PRESENCIAL

Neste primeiro encontro presencial procurou-se criar um ambiente de acolhida aos cursistas. Nas três turmas foram realizadas dinâmicas para os cursistas tivessem a oportunidade de se conhecerem, criando um ambiente prazeroso e descontraído.


DINÂMICA DA TEIA, REALIZADA NO DIA 20/02/2012


DINÂMICA NOMES E ADJETIVOS, REALIZADA NO DIA 13/03/2012

Iniciou-se a apresentação do curso: seus objetivos, eixos de estudo, metodologia. Após uma breve apresentação do curso, deu-se inicio ao estudo do eixo projeto. Foram apresentados aos cursistas os temas abordados, atividades propostas e objetivos do eixo projeto. Ainda foi apresentado ao aluno o material de apoio do curso: guia do cursista, CD-ROM e Ambiente EPROINFO. Foi demonstrado o ambiente eproinfo: acesso, recursos, postagem nos fóruns, envio de trabalhos, entre outros.
O primeiro tema abordado foi a contribuição das TIC no cotidiano escolar, onde através de slides e vídeos, e reflexões dos cursistas conseguiu-se trabalhar sobre este tema. Para criar um momento de interação, os alunos foram orientados a compartilhar as suas reflexões sobre as contribuições das tecnologias na educação no fórum criado no AVA.


VÍDEO APRESENTADO NO ENCONTRO PRESENCIAL PARA ABORDAR O TEMA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.

 Após esse momento, iniciamos o estudo do tema projeto, seu conceito, visão histórica. Os alunos expuseram seus projetos de vida no fórum: Meu Projeto de Vida. O curioso foi que quando os alunos foram convidados a conceituar projeto, percebeu-se que a grande maioria teve dificuldades em expor o conceito deste termo, evidenciando que, na maioria dos casos trabalhamos com projetos, muitas vezes sem perceber. Ainda falando sobre o tema, foi lançada uma discussão sobre as vantagens de trabalhar com projetos na escola, onde cada cursista expos sua opinião, e como tutor acrescentei mais alguns benefícios deste tipo de atividade.
Neste encontro realizamos um breve estudo sobre alguns educadores que fizeram parte da história da educação. Para ganharmos tempo, os cursistas foram divididos em grupos, onde cada grupo foi destinado a estudar sobre um educador e postar uma descrição no fórum: Principais educadores da História. Depois os cursistas foram orientados a ler as postagens dos colegas e se necessário comentar as postagens a fim de compartilhar conhecimentos.
Na atividade 1.5 os cursistas divididos em grupos, foram orientados a pesquisar exemplos de projetos bem sucedidos utilizando projetos com a integração das tecnologias, depois de escolher algum projeto como exemplo, os grupos deverão enviar uma descrição do projeto para o ambiente eproinfo. É considerável a realização das primeiras atividades nos encontros presenciais, afim do cursista se habituar à sala de aula virtual, neste momento o cursista tem o apoio físico do tutor e dos colegas caso alguma dificuldade possa surgir.
Para finalizar este 1º encontro, foi apresentado o roteiro para elaboração do projeto integrado de tecnologia no currículo (PITEC) que os cursistas terão que desenvolver ao decorrer do curso. Foi apresentado o roteiro de forma detalhada aos alunos, seus processos e dicas para a sua elaboração. O PITEC será desenvolvido em duplas, entre professores da mesma disciplina ou que trabalhem na mesma escola para facilitar o desenvolvimento e aplicação do projeto. Ao final os grupos foram divididos, onde eles trabalharam em conjunto na elaboração e desenvolvimento do projeto. As duplas, neste encontro tiveram que definir o tema, problema, local de aplicação, publico alvo do projeto que irão desenvolver. Estas informações foram postadas no fórum: Esboçando o seu Projeto.
Como um todo, o primeiro encontro foi bem produtivo, percebeu-se que os cursistas estavam motivados com a realização do curso, e interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema de estudo em questão.




ATIVIDADES A DISTÂNCIA

  • Leitura da Entrevista com a Professora Elizabeth de Almeida sobre como se trabalhar com projetos na escola. (disponível no Guia do Cursista)
  • Realização das atividades propostas no Eixo Projeto.
  • Realização do Pré-projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário